Gira Calçados em Campina Grande

Começa nesta terça-feira (10), em Campina Grande, a 5ª edição do Gira Calçados, considerado um dos maiores eventos do setor no Nordeste. Até quinta-feira (12), o evento promove rodadas de negócios, capacitações, desfiles e exposições na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). A expectativa é de movimentar R$ 6 milhões em negócios, com a venda de calçados, carteiras, bolsas e acessórios em geral, entre outros. Esta edição do evento vai contar ainda com showroom com empresas de componentes, desfiles e a loja conceito, que proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer tudo que é necessário para uma loja potencializar vendas. Ainda estão programadas palestras, oficinas e clínicas tecnológicas na unidade móvel do Instituto Senai de Tecnologia do Couro e do Calçado, onde serão oferecidos cursos e oficinas na área de modelagem e design.

Gira Calçados 2016 - foto Aladim Monteiro (2)
Gira Calçados 2016 | foto: Aladim Monteiro

O Gira Calçados integra as ações de estímulo à cadeia produtiva do calçado no Estado, ligando o setor pelos eixos da capacitação, mercado e inovação. Esta edição contará 70 expositores que irão divulgar marcas de 21 estados, além de 250 lojistas de todo o país. O Gira Calçados é realizado pelo Sebrae Paraíba, Sindicato das Industrias de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), a Federação da Industrias da Paraiba (FIEP) e Instituto Senai de Tecnologia do Couro e do calçado(IST).

Produção | A Paraíba é o terceiro maior produtor de calçados do país graças ao conjunto da cadeia produtiva, conforme a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados). Dos 700 milhões de pares de calçados produzidos/ano no Brasil, 250 milhões são da Paraíba, que possui 20 mil postos de trabalho, conforme o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). De acordo com o Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (SindiCalçados), a participação dos pequenos negócios no setor de calçados é significativa, com 180 micro e pequenas empresas formalizadas no Estado.

Histórico | Como um dos maiores eventos do setor calçadista do Nordeste, o Gira Calçados tem registrado números crescentes, mesmo em períodos menos favoráveis à economia. O último Gira Calçados, realizado em 2015, ultrapassou a meta de vendas e movimentou R$ 5,2 milhões ao longo de seis meses, contou com a exposição de 3,5 mil calçadistas e a participação de 350 lojistas e 70 expositores.

Gira Calçados 2016 | foto: Aladim Monteiro
Gira Calçados 2016 | foto: Aladim Monteiro

Palestras e oficinas do 5º Gira Calçados abordarão o tema da criatividade | Quando se fala em moda, a criatividade está presente em praticamente tudo, desde a ideia inicial ao acabamento final. Para mostrar como ela funciona e o que é capaz de fazer, o 5º Gira Calçados está apostando no tema em diversas capacitações. Logo na abertura do evento, às 19h30, haverá a palestra aberta ao público e gratuita “Criatividade para buscar Oportunidades e uma visão para os próximos anos”, com o especialista em gestão de pequena e médias empresas e Startups, Luís Taniguchi. Já na quarta (11), às 15h30, haverá a oficina de “Vitrinismo”, ministrada pelo designer Aladim Monteiro. Esta capacitação será interessante para quem quer montar uma loja e ainda não sabia como. A oficina será direto da Loja Conceito, nos estandes do Gira Calçados. No último dia, quinta (12), às 10h, a mesma oficina será ministrada novamente. Para participar, os interessados podem ligar para (83) 2101-0100 ou se inscrever no local do evento.

Serviço

Evento: 5º Gira Calçados

Local: Fiep – João Florentino de Carvalho, 15 – José Pinheiro, Campina Grande – PB

Data: De 10 a 12 de maio de 2016

Hora: Abertura terça (10), às 19h; visitações quarta (11) e quinta (12), das 8h às 19h.

Informações: http://www.giracalcados.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s