Lançamento: Segunda Pele – Algodão Colorido Natural da Paraíba

O projeto Segunda Pele – Algodão Colorido Natural da Paraíba será lançado na terça-feira (05) às 20h na Usina Cultural Energisa em João Pessoa com desfile de roupas produzidas com algodão naturalmente colorido. O projeto que foi selecionado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC 2015 (Secult/Governo do Estado) celebra a cultura da matéria-prima paraibana. O objetivo do trabalho é estimular a produção artística local, fomentar a Economia Criativa e o desenvolvimento sócio-econômico da Paraíba.

convite seg pele web

No contexto que une Moda e Arte há técnicas da impressão gráfica sobre tecido (serigrafia têxtil, estamparia) aliadas ao trabalho artesanal de costureiras, artistas visuais, modelistas e designers para a produção de peças exclusivas. A estampa sobre o algodão colorido tem como base o Cheongsam ou Qipao, modelo originário da China (e de Hong Kong, Taiwuan, Singapura e Malásia) com uma releitura da designer Francisca Vieira. Sobre ele foram aplicadas estampas e imagens (ou detalhes das mesmas) recolhidas da produção gráfica dos artistas visuais e designers têxteis Dyógenes Chaves, Alena Sá e Margarete Aurélio, impressas na técnica serigráfica de forma regular e/ou irregular, em justa e/ou sobreposição, localizada ou corrida, daí surgindo um padrão (Pattern) de estamparia têxtil, única e exclusiva. A orientação e produção do projeto é de Geni Ródio Ribeiro, consultora em desenvolvimento e adequação de produtos para os mercados nacional e internacional e com largo conhecimento da cadeia produtiva do algodão colorido natural da Paraíba.

imagem 2 imagem 5 imagem 3 imagem 4

O projeto | Segunda Pele – Algodão Colorido Natural da Paraíba – selecionado no Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos 2015 e no Programa BNB de Cultura 2008 – teve como referência o projeto Fabricação Local (João Pessoa e Marselha/França, 1997), evento que contou, na época, com o patrocínio do Sebrae Paraíba (por meio do Patme/Finep) e uniu artistas visuais, designers e produtores de moda paraibanos como Francisca Vieira, Eny Câmara, Ricardo Olavo, Sandoval Fagundes e Dyógenes Chaves. O Fabricação Local foi a inspiração maior desta nova parceria Arte-Moda e, neste caso, acrescentando outro ingrediente: se associar à valorização e o ressurgimento da cultura do algodão no Estado da Paraíba e, principalmente, a difusão do algodão colorido natural ou algodão orgânico. A ideia principal do projeto Segunda Pele é mesmo “juntar/mixar” profissionais de várias áreas e elementos culturais tão diferentes, de regiões tão distantes. De um lado, uma peça de vestuário – o Cheongsam ou Qipao –, que mesmo sendo de origem oriental recebeu importantes ajustes e adequações do mundo da moda ocidental, desde os anos 1930, ganhando assim status de vestuário internacional. Do outro lado, artistas, designers, costureiras e a matéria-prima mais paraibana de todas: o algodão colorido natural.

Segunda Pele – Algodão Colorido Natural da Paraíba
05 de abril, 20h
Usina Cultural Energisa (Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá – João Pessoa-PB)
Entrada gratuita
Patrocínio: editais 2015 do Fundo de Incentivo à Cultura FIC Augusto dos Anjos (Secult/ Governo da Paraíba)
Apoio: Energisa Paraíba e Natural Cotton Color

fotos | divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s