Grupo Parahyba expõe criações na Première Vision Paris

O grupo Parahyba está entre os estúdios internacionais que marcam presença no Premiére Vision Paris. Designers que fazem parte do projeto oferecem, de 16 a 18 de fevereiro, no Parc d’Expositions Paris Nord Villepinte, na capital francesa, produtos exclusivos produzidos no Estado da Paraíba. O maior evento global da Moda é uma referência para empresas, criadores e produtores e foi criado para inspirar, preparar coleções, obter informações sobre tendências e realizar negócios.

Esta é a primeira vez que o grupo Parahyba participa da Premiére Vision Paris edição Verão. No estande, o carro-chefe são as estampas, mas o coletivo apresenta ao visitantes uma boa variedade de produtos e estilos. No grupo, há criações de Alena Sá, Alex Brito, Célia Araújo, Dyógenes Chaves, Francisca Vieira, Paula Tabosa, Romero Sousa e Thamires Pontes. De acordo com o artista visual e designer Dyógenes Chaves, “as mais de 300 estampas foram todas produzidas na Paraíba e impressas em serigrafia. No entanto, desta vez, ampliamos a oferta de impressões digitais inéditas com produção feita na região sul do país, que detêm esta tecnologia e atende de forma veloz às nossas demandas”, diz.

estampa-Grupo-Parahyba estampa-grupo-Parahyba1 Estampa-Grupo-Parahyba3 estampa-Grupo-Parahyba4 Estampa-Grupo-Parahyba5

O estilista Romero Sousa criou estampas que exaltam a tropicalidade brasileira, mas com recorte regional. Em suas criações ele ressalta os florais da região do Cariri resultado de pesquisas em suas andanças pelo Estado da Paraíba como consultor de Moda. Francisca Vieira também se inspirou no floral regional e expõe estampas inspiradas no bioma Caatinga e faz uma fusão ao grafismo das tramas artesanais presentes nas roupas que ela desenha e produz.

Além das estampas, o grupo Parahyba quer gerar negócios com a venda de insumos. “Oferecemos também tecidos especiais e malhas de algodão colorido orgânico e fios, tudo certificado pelo Instituto Biodinâmico – IBD”, esclarece Francisca que dirige o Natural Cotton Color, grupo que reúne algumas empresas da cadeia produtiva têxtil da Paraíba. “Para o evento, nosso parceiro Unitextil desenvolveu uma linha de malhas com listras e, a Santa Luzia Redes e Decoração também criou um jacquard exclusivo feito no tear elétrico com detalhes manuais”, revela.

O grupo Parahyba também participa anualmente da Premiére Vision Nova York. O coletivo faz parte da delegação brasileira selecionada pelo Texbrasil, programa de apoio à exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “O nosso sonho, na verdade, é investirmos num centro de referência do design têxtil (estampas) aqui na Paraíba”, declara Dyógenes.

Première Vision Paris | A Premiére Vision é a principal referência internacional de Moda e acontece em Paris, Nova York, São Paulo, Xangai e Istambul. Reúne os melhores fabricantes de fios, fibras, tecidos, malhas, acessórios, estúdios de design e bureau de tendência, selecionados segundo os critérios de qualidade e criatividade Première Vision. A edição de setembro, que apresenta tendências para o Outono/Inverno 2016-2017 parece mais dinâmica. Segundo a organização, a maioria dos expositores ampliaram espaços e diversificaram as ofertas. Em 2014, a feira francesa foi visitada por mais de 60 mil pessoas, de cerca de 120 países.

Os designers

Dyógenes Chaves é artista plástico, designer, curador e crítico de arte (ABCA/AICA). Estudou na École Supérieure des Beaux-Arts Luminy (Marselha, 1997-98). Professor do curso de Design de Moda (UNIPÊ) e de Produção em Moda (Funetec/PB).

Dyógenes Chaves
Dyógenes Chaves

Francisca Vieira, empresária e estilista da Natural Cotton Color. Graduada em Psicologia Industrial (UEPB, 1995) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFPB). É presidente da Associação das Indústrias do Vestuário da Paraíba (IVEST).

Francisca Vieira
Francisca Vieira

Romero Sousa é designer e professor de cenário e figurino. Graduado em Artes com Especialização em Estilismo e Modelismo em Artefatos de Couro e em Psicopedagogia.

Romero Sousa
Romero Sousa

Célia Araújo é artista visual e designer. Tem Bacharelado em Educação Artística (UFPB, 1996) e cursos livres em Pintura e Desenho no CAVT (João Pessoa/PB, 1994-2000). Desde 1996 vem participando de exposições de artes visuais.

Alex de Brito e Paula Tabosa são estudantes do curso de Design de Produto na Universidade Federal da Paraíba – Campus Rio Tinto.

Thamires Pontes é designer de moda pela Funetec. Atualmente trabalha em São Paulo.

Alena Sá é artista plástica e designer de moda pela UNIPÊ. Dá aulas sobre cor em cursos de moda. Autora do livro COR, em que traduz seus conhecimentos em mais de dez anos de pesquisa.

infos e fotos | divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s