Como fazer um Quadro de Inspirações

Você já parou para pensar seriamente em qual é o seu estilo? E quais são as suas metas e estratégias para apresentá-lo de uma forma mais coerente com o seu padrão de vida/trabalho/rotina? Parar para fazer esse exercício mental de vez em quando é super importante porque nos faz perder menos tempo e dinheiro, por exemplo. E uma boa maneira de organizar tudo isso tanto mentalmente quanto fisicamente é criar um o que podemos chamar de “Quadro de Inspirações”, como fazem muitos designers, editores, stylists e por aí vai. Esse quadro é uma espécie de painel que reúne colagens, fotos, textos, objetos, citações, postais, cortes de revistas, enfim, qualquer forma visual e textual que defina ideias, estados de ânimo, temas. É uma forma criativa de definir quem você é, quais são seus objetivos pessoais e profissionais, atividades, imagens de pessoas queridas, indicações de livros que você quer ler, de filmes que quer assistir, lugares que quer conhecer. E basicamente levando para o lado do estilo é nesse quadro onde você vai reunir tudo o que inspira o jeito como você quer se vestir. Definir e reunir todo esse “banco de dados” pode ajudar na limpeza do seu closet, na criação de uma guia de compras baseado no que você realmente precisa e na renovação da sua imagem pessoal.

inspiration-board

Algumas dicas para a criação de um “Quadro de Inspirações” para orientar as suas aspirações:

Reflita seu estilo atual | Você é mais clássica ou não resiste a uma tendencinha? O primeiro passo aqui é saber como você se comporta diante dos apelos do mutante universo da moda. Mas é importante também destacar que embora seja muito divertido estar em dia com as tendências mais voláteis, o consumismo desenfreado vai pesar no seu bolso e sacrificar a qualidade do que você coloca no guarda-roupa. Não é a toa que os experts aconselham a gastar dinheiro em peças clássicas e de qualidade superior. Pergunte a si mesmo qual o seu atual estilo, se ele está funcionando e como você pode melhorá-lo.

Encontre uma citação que resuma seu objetivo | Agora que você tem uma ideia básica de qual direção você quer que o seu estilo tome, o próximo passo pode ser encontrar declarações/frases/citações que resumam a ideia central do seu quadro de inspirações. Você não vai poder arrastar seu quadro para o shopping, mas ter uma citação para lembrar pode reforçar quais são os seus objetivos. Lembrar da frase de Yves Saint Laurent “Fashions fade; style is eternal”, por exemplo, certamente vai ajudar na busca por escolhas mais clássicas, que vão durar mais tempo, com melhor caimento e material e que são um investimento. Mas atenção: escolhas espertas e práticas não implicam em visual entediante e apagado… Um abusinho aqui e outro acolá fazem parte né…

Selecione e reúna suas imagens! | Sem dúvida a parte mais divertida! Nem é preciso mencionar que a internet tem milhões de sites que reúnem um sem fim de imagens lindas que certamente podem ilustrar a sua imagem pessoal. Sem falar na revistas, catálogos e afins… Uma boa opção para quem gosta de mudar com mais freqüência a sua seleção de imagens é investir em um quadro de cortiça. E lembre-se: quanto mais personalizado for seu quadro, mais ele vai ser útil na evolução do seu estilo.

Para arrematar, eis algumas imagens do escritório da Jenna Lyons, diretora criativa da J.Crew, que conseguiu revolucionar a imagem da marca mundo afora… E transformá-la em objeto de desejo! Ela parece ser mais do que adepta do “Quadro de Inspirações”, não é mesmo?!?

3008068-poster-1280-feature-175-jcrew-lyonss-den

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s