Aprenda a combinar Vinhos com Receitas

Nada melhor do que aproveitar o clima mais aconchegante e reunir amigos para desfrutar o melhor da gastronomia, né?  Nessa época optamos por pratos  mais  quentes como fondues, sopas e risotos.  E claro, um vinhozinho é mais do que bem vindo! Recebi dicas ótimas da sommelier  da Vinícola Salton, Carina Cooper sobre como combinar a comida com o tipo de vinho mais indicado: “As combinações entre os pratos e os vinhos são chamadas de harmonizações.  Para fazer a harmonização adequada avaliamos o vinho, o tipo da uva, o processo de vinificação, grau de amadurecimento e envelhecimento etc., e casamos com a estrutura do prato, a intensidade dos sabores e temperos. É importante que um sabor não se sobreponha  ao outro, eles devem se completar”.

fondue1

Vamos ver alguns exemplos:

Fondue de queijo | O Fondue  é um prato originário da Suíça que geralmente mistura queijos derretidos  gruyère e emmental. Ele deve ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay, que é mais leve com um sabor que não se contrapõe ao gosto marcante do queijo.  

fondue2

Fondue de Chocolate | Para esta versão o ideal é que seja servido com um licor de sabor doce e intenso, por exemplo, o Salton Intenso, adequado para sobremesas com teor alcoólico de 15%.

fondue3

Sopas em geral | Sopas são bem harmonizadas com vinho tinto leve, de sabor fresco e frutado.

fondue4

Polenta com ragu de cordeiro | Para este prato o ideal é que seja servido com vinhos feitos da uva Merlot, pois são frutados, “macios” sem perder o sabor e presença para acompanhar o ragu.

fondue5

fotos | reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s