Como criar um Calendário Editorial

Já acordou e foi dormir sem ideia do que postar no blog/site? Quem nunca, né? Mas, enfim, não se consuma negativamente por esse blogging-bloqueio! Há muitas maneiras de retomar o ritmo das coisas, um sem fim de ideias para posts, muitas coisas sobre o que conversar com os leitores. Inspiração nem sempre é descobrir sobre o que postar – é também um momento de decisão. E acreditem: uma das maneiras mais fáceis de se “manter inspirado” e no “caminho certo” é estruturar e programar uma agenda de matérias, deixando de lado um pouco a filosofia “aonde o vento te levar”.

No mundo de hoje não dá para encarar a criatividade como uma coisa “mágica” e esporádica. Já parou para pensar que muitas das pessoas mais criativas que você conhece também são as que mais produzem? Por que isso acontece? Porque elas trabalham os esforços criativos com freqüência. Já parou também para pensar que quanto mais você posta, mais fácil vai ficando postar? E na contramão, quando se passa um tempo sem trabalhar, começar de novo fica mais difícil? Em resumo: construir uma estrutura planejada ao redor da sua criatividade ajuda você a focar e deixar as coisas prontas – a tempo e com mais precisão!

editorial2

Organização e estratégia devem sim fazer parte da rotina de quem leva o blogging a sério! Postar todos os dias requer um padrão e uma certa dose de estrutura.

Dicas para definir um padrão:

  • Estabeleça um deadline: em jornalismo a expressão em inglês “deadline” significa prazo final para que um repórter entregue sua matéria a tempo de ser editada e ir ao ar ou de ser publicada. É o prazo final para o fechamento do telejornal/jornal impresso/revista. Adote também o seu deadline para postar: escolha um horário mais conveniente para você e o seu público.
  • Estabeleça um formato: seu post tem mais texto ou menos texto? Tem mais humor ou é mais sério? Defina um estilo. Mas #ficaadica: pegue leve nesses nomes em diminutivo, infantis, que muitas vezes são cômicos demais para serem levados a sério. Às vezes é legal criar apelidos e nominhos fofos na blogosfera, mas not too much and not too sugar… Soa fake e bobo!
  • Estabeleça um design: fotos/imagens, por motivos óbvios, são indispensáveis. Nunca e jamais, poste uma matéria sem uma fotinho sequer… Fica um post triste, pobre e até deselegante. Imagem é tudo. Always and forever… Pode ser foto desfocada, de celular, não importa, é item indispensável… Você não sai de casa sem roupa, não é? Então seu post também não pode ser lançado sem um bom “look”. Imagem é o mínimo, depois vem as montagens, fontes legais, layouts criativos.

Enfim, sabendo que você tem que postar até certa hora, faz você planejar quanto tempo leva para escrever um post, escolher e montar fotos – e terminar sua matéria até a hora que você determinou para o deadline. Por isso planeje uma “estrutura” que faça sentido para você, já que vai ter que fazer isso todos os dias: determine se você vai trabalhar no seu blog quando acorda, antes de dormir ou nos fins de semana. O que quer que funcione para você! 

editorial1

A cada semana, defina uma agenda do tipo de posts que vai escrever. Isso ajuda a planejar a sua busca de conteúdo para os posts. Um post de look vai necessitar de diferente approach de um post sobre designers, beleza ou street style. Melhor que o seu calendário semanal tenha sempre uma estrutura similar de conteúdo. Exemplo:

  • 2ª: Post/Look (o que você usa/tendências)
  • 3ª: Post/Beleza (como fazer/reviews)
  • 4ª: Post/Designer/Marca (foco no mercado)
  • 5ª: Post/Street ou Blogger style (foco no público)
  • 6ª: Post/Look (o que você usa/tendências)

Sabendo que tipo de matéria você vai postar ajuda a dar foco no que você procura para quando estiver em busca de inspiração e a filtrar informações que seus leitores podem não saber. Postar com foco é uma ótima estratégia para otimizar seu tempo!

fotos | reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s