Como Cobrir (bem) Semanas de Moda sem estar nos Desfiles

Vem aí mais uma intensa e interminável temporada de desfiles: New York, London, Paris e Milan Fashion Week, SPFW, Fashion Rio, Minas Trend Preview. E quem tem blog e gosta de cobrir as semanas de moda, tem à disposição muitas estratégias de cobertura e conteúdo para selecionar. Quem já cobriu algum desfile sabe o quanto é válido estar inloco, mas como na maioria das vezes isso não é possível o jeito é aproveitar os avanços da tecnologia que nos permite acesso praticamente instantâneo das apresentações mais badaladas. Mas se você está entre os 99% dos “fashion bloggers” que não são credenciados/convidados para os eventos e não é sortudo o suficiente para comparecer pessoalmente nos desfiles, sentar na primeira fila e fotografar os looks, então a opção é lançar mão de fotos e informações de fontes externas. Eis algumas dicas de como blogar com “informações de segunda mão” produzindo um conteúdo interessante, sem passar por cima dos créditos do conteúdo alheio.

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IMAGENS | Quem não comparece aos desfiles e fotografa, tem que usar fotos de uma fonte externa, o que é sim muito comum. Mas é preciso creditar essas imagens. Normalmente no fim do post se usa fonte itálica ou parênteses para indicar a fonte (“imagens via” ou “imagens de”). Não diga que é “cortesia de” a não ser que a fonte tenha lhe dado explícita permissão para reproduzir as fotos.

  • Inúmeros sites disponibilizam boas imagens, mas algumas fontes comuns são: Vogue, Style.com, The Cut, FFW (nacional).
  • Procure evitar postar todas as imagens de um desfile que você gostou. Sobrecarrega o seu espaço e seus leitores podem encontrar essas fotos nas grandes publicações. Os visitantes vêm atraídos pela sua perspectiva diferenciada e não pela sua habilidade de copiar e colar.
  • Use um programa de edição para fazer montagem de looks de destaque de determinados desfiles ou para explorar uma tendência em destaque.

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CONTEÚDO

  • Tenha uma perspectiva distinta. Os leitores querem saber a sua visão sobre determinado desfile. Eles querem saber do que você gostou e o por que. O espaço digital tem milhares de coberturas das semanas de moda – por isso sua contribuição tem que ser original e ter sua reflexão.
  • Seja honesto com os seus leitores. Se você posta notícias com “conteúdo de terceiros”, deixe isso bem claro, tanto na sua postagem quanto na promoção da sua cobertura via as mídias sociais.
  • Divulgue suas fontes e inclua links se você coloca citações de outros veículos. Também, pode parecer óbvio, mas não “re-tweet” uma foto do instagram de alguma pessoa influente que fotografou a Anna Wintour na primeira fila como se fosse uma foto sua.
  • Empregue bem os adjetivos no seu texto – evite usar a palavra fofo para destacar algum look! Antes de descrever algo procure dar uma lida na cobertura das grandes publicações para se situar e atualizar o seu vocabulário. – Seja seletivo na sua cobertura. A Vogue cobre todos os shows por que é a Vogue e eles tem que fazer isto. Foque nos designers que você gosta e admira e nas roupas e acessórios que você usaria.
  • Identifique tendências. Uma forma de criar conteúdo único é encontrar similaridades nas apresentações. Quais cores eles usaram com freqüência? Quais as modelagens e estampas? Ao analisar um desfile tome nota, para facilitar esse levantamento de referências.
  • Cheque sua ortografia. Para ser uma fonte de credibilidade de cobertura de moda e de inspiração para os seus leitores, você deve escrever corretamente os nomes dos estilistas, tipos de tecidos e artigos de roupas que você esta noticiando. Por exemplo, há uma diferença entre lantejoula e paetês.
  • Sempre que possível assista a transmissão dos desfiles pela internet em busca de inspiração para conteúdos e de perspectivas originais, que muitas vezes é feita ao vivo. Isso garante acesso instantâneo e muitas vezes até uma melhor visão do que os convidados que ficam nas últimas filas.

EM RESUMO: o objetivo de ter um blog é ter um espaço para dividir a sua voz e o seu gosto autêntico e pessoal. Seja honesto com suas preferências estéticas e o seu nível e acesso a determinado evento – e não tenha medo de usar imagens e informações dentro deste contexto reproduzindo material bruto de terceiros, com moderação e respeito é claro. A meta é quem sabe, ser convidado especial de desfiles no futuro!

fotos | reprodução

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