Como Noticiar Eventos

Uma vez que você se divertiu cobrindo aquele evento maravilhoso (ou nem tanto) e fez sua anotações, está pensando que o trabalho acabou? Pensando que é moleza? Agora é que talvez venha a parte mais complicada! Chegou a hora de dar “corpo e vida” a tudo o que você viu – é hora de noticiar no seu veículo (blog/site/revista/jornal) os fatos e fotos. E mais: é preciso apresentar esse material de forma interessante para os seus leitores! Atenção às dicas para disputar um lugar ao sol na concorrida mídia fashion:

typing

  • Poste com rapidez. Quando se trata de mostrar tudo o que de mais interessante aconteceu no evento, faça isso o mais rápido possível. Nada de deixar passar uma semana para reportar: primeiro que as informações não vão mais estar assim tão fresquinhas na sua memória, segundo que quanto mais o tempo passa, menor é o valor noticioso do tal evento para o leitor. Que graça tem mostrar aquilo que todo mundo já mostrou de alguma forma e quando já se vislumbram mais novidades logo adiante? Sem falar que você também vai parecer anti-profissional para todas as pessoas que conheceu e deu o seu cartão, que muito provavelmente terão passado no seu espaço para conferir sua cobertura e cadê?
  • Seja Honesto. Um relato seco, pomposo, que cita fala por fala, passo a passo, é chato e ninguém quer ler. Muito menos os leitores querem ver uma interminável série de fotos de pessoas que eles não conhecem, curtindo uma festa. Relacione o evento de alguma forma com a vida dos leitores e com você. Dê preferência às informações e fatos que tenham impacto também na vida nos leitores. E procure sempre relatar com veracidade, porque o que você escreve faz parte do que você é e sempre vai ser relacionado a você no futuro. Relate o que você aprendeu, quando eventos similares vão acontecer depois, como as pessoas podem participar e usufruir do que esse evento ofereceu.
  • Mantenha contato. Sabe todas aquelas pessoas interessantes que você conheceu no evento? Após postar sua cobertura, envie um e-mail com o link para elas. Aproveite para agradecer pelo evento fantástico e peça para que elas o mantenham informado sobre as coisas que organizarem no futuro.
  • Promova a si mesmo. Se você fez uma cobertura legal, faça com que as pessoas saibam disso – tenha certeza de que os parceiros em potencial estão acompanhando seu trabalho. Adicione um link do seu post no facebook e no twitter. Comente, curta, compartilhe! Faça o máximo possível para conquistar mais atração para o seu espaço, para divulgar o seu trabalho e o seu veículo.
  • Encontre histórias. Não é preciso aparecer um desfile ou uma semana de moda para você “entrar em ação”! Encontre material interessante aonde quer que vá: um casamento, um aniversário, uma formatura, uma balada. Lance o seu olhar cada vez mais treinado, encontre histórias fabulosas, imagens interessantes e muitos posts super interessantes vão ganhar forma. Lá fora tem muito material rico. Vamos à caça?

foto | reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s