Escreva como um Jornalista

Organizar ideias, escrever e formatar um texto não é exatamente uma tarefa fácil. Então, a dica para quem é “blogueiro” e quer fazer isso de uma forma mais profissional é lançar mão de algumas técnicas jornalísticas, até porque “blogar” não deixa de ser muitas vezes também uma atividade jornalística (pelo menos assim penso eu). E mesmo que você esteja só “blogando” sobre seu estilo, certamente você quer que as pessoas saibam qual a sua perspectiva sobre determinado assunto e as pessoas que param para ler o seu blog merecem um material de qualidade. Nesse sentido duas coisas são inaceitáveis (em qualquer profissão): texto oco e erros gramaticais. Algumas técnicas do jornalismo que podem dar um upgrade nos seus posts:

NYT2008111115203744C

Dê títulos aos posts baseando-se nas “chamadas” jornalísticas

  • Observe as matérias de veículos da grande mídia como Veja, Folha de São Paulo, Vogue, Elle etc. Preste atenção como eles usam palavras-chave fortes para abordar exatamente o assunto principal da reportagem, de uma forma que instiga os leitores e transpareça o interesse principal que motivou a matéria.
  • Use palavras-chave do vocabulário da moda nos títulos: tendências, frases do tipo “como usar”, “como fazer”, referências a festas, feriados ou temas em alta no momento.

Segure os leitores com o “lead”

  • Na linguagem jornalística a primeira sentença do texto é chamado de lead. Ele deve conter as informações principais (o que, quem, quando, onde, por que) e resumir o conteúdo principal do post. Isso não é regra fechada (é preciso ter espaço para a criatividade), mas é uma forma eficaz de induzir o leitor a ler o post inteiro.

Consiga entrevistas

  • A entrevista é uma maneira bem eficaz de dar credibilidade instantânea para qualquer coisa que você esteja blogando. Trazer o conhecimento, os conselhos, as dicas de outra pessoa é uma maneira inteligente de se tornar fonte de informação.
  • Pedir a alguém “importante” que conceda uma entrevista pode ser intimidador, especialmente para um blogueiro iniciante, se formação específica, que não se vê como um profissional. Esqueça esse pré-conceito e foque na ideia de que as pessoas (em geral) adoram se sentir valorizadas pelas suas ideias.
  • Se você precisa de uma resposta rápida, deixe de lado computador e use o telefone. Pode ser mais chatinho falar ao telefone, mas também é mais rápido porque vai direto ao ponto. Quer você consiga sua entrevista via email ou telefone seja claro sobre quem você é e o que você quer: “Olá x, meu nome é y, eu escrevo para o blog w. Gostaria de te perguntar algumas coisas sobre o assunto z, para uma matéria que estou fazendo”.
  • Chegar na fonte do assunto é uma parte super importante do jornalismo e uma ótima maneira de conseguir respeito e credibilidade.

Use citações da forma correta

  • Quando você citar alguém diretamente, use as aspas (símbolos de citação) e não reformule o que a pessoa disse.
  • Se você for reformular, faça isso com cuidado e deixe o comentário fora das aspas. Você pode resumir o ponto de vista de alguém mas tente não mudar o que foi dito ou deixar as ideias fora do contexto.
  • Se voe está usando uma citação onde a pessoa fala “isto”, “ele”, “ela” de uma forma que não deixe claro para os leitores quem é a coisa ou a pessoa a quem está se referindo use [___] após a pronúncia para dar mais clareza a referência em questão entre os colchetes.

Faça pesquisa “de reserva”

  • A coisa mais maravilhosa da internet é ser fonte inesgotável de pesquisa. Se você está escrevendo um post sobre os casacos Chanel, porque não dar uma checada em informações sobre Coco Chanel (a mulher, a marca, a história) e incluir alguns fatos interessantes no post?
  • Informação como pano de fundo deixa o post mais “nutritivo” e dá mais credibilidade ao blogueiro.

Cite fontes

  • Você pode citar fontes dentro do corpo do texto ou pontuar no final do post.
  • Inclua links.
  • Se você entrevistou alguém é interessante explicar aos leitores de forma mais detalhada quem é essa pessoa, onde ela trabalha, assim o leitor entender melhor porque você incluiu esse personagem no seu ponto de vista.

foto | reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s