5 Hábitos em busca da JUVENTUDE prolongada

A gente costuma colocar a culpa no tempo, mas a verdade é que os maiores culpados pelo envelhecimento (principalmente o precoce) são os maus hábitos. Aqueles que nós mesmos cometemos no dia-a-dia e, em meio à atribulada rotina, nem nos damos conta, mas que são prejudiciais à possibilidade de viver mais e melhor. Alguns especialistas afirmam que a longevidade se deve em cerca de 75% aos hábitos e apenas em 25% aos genes. Os maus hábitos podem até ser difíceis de largar, mas que tal tentar em prol da tão desejada longevida? Veja cinco segredos para quem quer se preparar para um envelhecimento ativo e bem sucedido.

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1) Beba água gelada! Que é importante beber, pelo menos, dois litros (seis copos a oito copos) de água por dia, todo mundo sabe. Mas você sabia que o melhor é dar preferência ao consumo de água de água gelada? Pois é. Ela aumenta o metabolismo, pois o organismo precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo. A água gelada acelera o metabolismo em até 30%. Por isso, beber oito copos de água gelada por dia, por exemplo, promove a queima de cerca de 200 calorias.

2) Carne vermelha com moderação. Pesquisa sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35%. Mas não a evite completamente. Controlando a quantidade e escolhendo o tipo mais saudável, além de não prejudicar a saúde, a carne vermelha ainda oferece nutrientes essenciais ao organismo.

3) Inspire e expire lentamente. Provavelmente você pouco presta atenção à respiração, mas saiba que respirar de maneira errada pode causar sérios problemas à saúde em geral. O ciclo incorreto da inspiração-expiração do ar altera todo o metabolismo da pessoa, fazendo com que os órgãos fiquem em déficit, o que pode causar aumento da pressão arterial, dor torácica, sobrepeso e obesidade. Nascemos respirando corretamente, mas, ao longo do tempo, vamos desaprendendo e nossa respiração vai ficando cada vez mais curta e rápida. O cérebro entende essa mensagem como sinal de perigo, o que nos deixa tensos, sempre em estado de alerta.

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4) Sono dos justos. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssima.

5) Mova-se! Na correria do dia a dia, muitas pessoas se queixam da falta de tempo para praticar exercícios físicos. Mas especialistas garantem que essa “desculpa” não é mais justificativa para descuidar da saúde. Pequenas mudanças de hábito, como abrir mão do controle remoto da televisão, preferir as escadas aos elevadores, organizar horários e até mesmo atividades do cotidiano, como lavar o carro ou passear com o cachorro, podem contribuir na hora de sair do sedentarismo, incentivam à prática de exercícios e ajudam na busca por uma melhor qualidade de vida. O sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Já os exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.

Dicas: Dr. Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia.

fotos | pensando em moda

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