Renda Renascença da PB

No (intensamente) mutável universo fashion, uma produção artesanal se destaca já há algumas temporadas e faz sucesso entre estilistas, famosos e gente que curte moda: a renda renascença do Cariri paraibano. Aqui no estado, cerca de 70% da produção se concentra nos municípios de São João do Tigre e Camalaú. O restante é produzido em Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Prata, Congo e Sumé. Quase 400 mulheres da região sobrevivem dessa arte que teve origem na Itália. A maioria das peças é vendida à estilista alagoana Martha Medeiros e o excedente é comercializado em feiras.

foto Pensando em Moda styling Babel das Artes modelo Thereza Madruga
foto Pensando em Moda styling Babel das Artes modelo Thereza Madruga

A novidade é que nos últimos dois anos as artesãs estão recebendo importante consultoria: antes, em busca de técnica, elas só podiam precisavam recorrer às mestres artesãs. Hoje, as rendeiras estão sendo preparadas para fazer peças com cores variadas, cortes perfeitos e tamanhos diversos, o que deve melhorar a qualidade dos produtos. Bem na sintonia da antiga cantiga, “tu me ensina a fazer renda”. Algumas fotos de uma matéria que o Pensando em Moda fez com styling da Babel das Artes:

renda4_zps710431ea

renda3_zpse9cb3df4

renda5_zps082ab815

renda2_zps9944f32e

E-mais | Três rendeiras paraibanas foram convidadas a participar da Exposição “Renda Brasileira” do curador e designer Renato Imbroise no SESC em São Paulo. A mostra busca exibir um panorama da técnica artesanal apresentando peças oriundas de diversas regiões do Brasil, inclusive as confeccionadas na Paraíba. Para o idealizador do projeto, o curador Renato Imbroise, a renda paraibana é referência nacional por sua qualidade técnica. “Fiz um trabalho na Paraíba no período de 2001 a 2005 quando tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho das rendeiras do Cariri. Hoje percebi que elas melhoraram muito a técnica e a criação sendo aprovada por grandes nomes que aderiram ao trabalho, como a Cavalera e Marta Medeiros. A técnica é antiga, mas a Paraíba vem inovando e, por isso, tem atraído os olhares de grandes estilistas”, destacou o curador. As rendeiras Quitéria Mariano Pereira, Fátima Suelene de Oliveira e Maria Gorete Barbosa do Nascimento participarão do evento.

fotos | pensando em moda

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s