O futuro dos Blogs de Moda

Na confusão encantadora das Semanas de Moda Internacionais (NY, Londres, Milão e Paris), os FOTÓGRAFOS de STREET STYLE freqüentemente são vistos circulando a área a procura da tomada perfeita. O trabalho de capturar imagens bonitas e espontâneas de pessoas que circulam na arena fashion balançou a indústria, inflou egos, popularizou quem antes era conhecido apenas entre os insiders. O mundo passou a ser espectador dos fashion shots e dentre estes fotógrafos nenhum foi e é mais badalado do que o The Sartorialist, Scott Schuman, bonitão que namora a não menos adorada e parceira pioneira do street style, Garance Dore.

scott_schuman-06_1

schuman-dore-final

E sabe uma coisa que todo blogueiro deve ter vontade de perguntar para ele: o que Scott pensa sobre a saturação dos blogs de street style e de moda em geral? Como se manter relevante? Como ser visto no meio de tantos www’s? Em entrevista ao IFB, Schuman falou sobre o futuro do “fashion blogging”, a relação da indústria da moda com o blogging e a “evolução da fotografia do street style photography”. Boas respostas, boa leitura, que homem, que profissional! Não é a toa que certas pessoas (como ele) fazem o diferencial.

FB: Como você acha que o fashion blogging mudou a força como o público em geral e a indústria fashion digere a moda? The Sartorialist: acho que a única grande mudança é que há mais cobertura de moda local. Existem bloggers por todo o mundo, quer seja em cidades pequenas ao redor da América, no Chile, em Bangladesh… Os jornais podem devotar apenas um espaço “x” para a moda. Acho que os blogs criam um turbilhão local dentro da moda moda global – uma voz local.

Você acha que o “street style photography” mudou a maneira como a indústria da moda prediz tendências? TS – Vamos ser honestos, todo o conteúdo que vemos nos sites, já estão nas lojas. Se qualquer coisa disso é tendência, então acabou. Para mim, quando estou fotografando, não estou noticiando, estou fotografando como eu me sinto. Estou tentando tirar um interessante retrato de uma pessoa ou tirando uma foto de um “momento bem-vestido”. No instante em que um item chega às lojas, é uma tendência que já acabou. O que eu acho que os blogs realmente fazem é ajudar as pessoas na indústria a ver o que as pessoas nas ruas estão realmente comprando. É como, uau, esta tendência realmente está aparecendo nos looks das pessoas ou estes sapatos realmente agradaram. Não acredito muita que essas fotos influenciam as tendências – é documentar o que na verdade já acabou de acontecer.

Com a recente super-saturação de street style em tantos blogs e sites, como você acha que a atividade irá mudar? Qual você acha que é o próximo passo? TS – Fácil de saber desde o primeiro dia: a coisa que vai te separar do resto é bom conteúdo. Não importa o quão grande ou quão pequeno. Os blogs estão aptos a provar que você pode ser só uma pessoa, mas se realmente tem um ponto de vista forte e comunica isto através de palavras e fotos você pode vencer um CFDA award, pode publicar um livro, pode ter uma voz forte — mas você na verdade, literalmente, precisa ter uma voz forte. Quando alguém diz alguma coisa que não soa interessante, você pode colocar um novo contexto e criar um ponto de vista interessante. Muitas pessoas dizem que os blogs democratizaram a moda, mas eu não sei se isso é necessariamente verdade. Acho que criou um monte de vozes, mas também muito mais ruído. Muitas pessoas dizem que o terreno de trabalho já foi criado para quem são os blogueiros importantes, mas é como gostar de música, sabe? Um cara com uma guitarra pode significar mais para as pessoas do que uma sinfonia inteira. O próximo passo, tomara, são mais blogs com um único, interessante e bem informado ponto de vista. E eu acho que isso pode acontecer em qualquer parte do mundo. Você pode ser do Nebraska. Você sabe, eu sou da Indiana — então era muito difícil conseguir informação. Eu tive que realmente aprender a como conseguir informação. Agora o acesso a informação é tão fácil que se você aprender a como digerir tudo isto, mesmo que você não vá aos desfiles e já que há tantos materiais visuais agora, se você estiver apto para analisar o que está acontecendo e tem um ponto de vista, você pode ser uma estrela amanhã.

Valiosas as pontuações deste insider respeitado pela indústria! The sartorialist rocks!

Deixe um comentário

