Barra para cada tipo de roupa

É nos detalhes que se percebe o cuidado e a atenção com as roupas que usamos. Por isso, um bom acabamento valoriza qualquer peça. Uma barra bem feita, por exemplo, ajuda a melhorar o caimento das roupas e deixa quem veste sempre mais elegante.

barra0_zps81071c90

Por isso, é fundamental saber qual a opção mais adequada para cada tipo de roupa e tecido. É possível fazer barras em calças, shorts, bermudas, saias e vestidos. Mas, também se podem fazer barras em mangas de camisa, punhos de jaquetas e no comprimento de casacos.

Para ajudar a escolher a melhor opção em cada caso, vamos ver as diversas modalidades de barras:

barra1_zpse25ae8a1

Barra Simples – é feita à máquina e pode ser usada em peças e tecidos variados.

Barra Galoneira – realizada em máquina específica, é adequada para dar acabamento em tecidos como malha, viscolycra e outros mais flexíveis. É feita com um fio mais elástico que não esgarça os tecidos.

Barra Lenço – leva esse nome por que originalmente era utilizada para dar acabamento em lenços de pano. Ideal para vestidos de festa ou peças de tecidos muito finos, é feita dobrando-se duas vezes o fim do tecido sobre ele mesmo, formando um “rolinho” fino. O que dá sustentação ao trabalho delicado é a própria linha de costura. É um trabalho artesanal, extremamente delicado.

Barra à Mão – o trabalho, fino e delicado, é realizado com uma agulha muito fina por dentro da peça de roupa. A costura é passada em um só ponto do tecido, em apenas um fio onde a linha se fixa. Boa opção para dar acabamento em calças sociais ou em peças de tecidos como lã fria ou poliéster fino. Não é tão resistente quanto a barra feita à máquina.

Italiana – pode ser utilizada em calças sociais, para um acabamento diferenciado, mas exige no mínimo 10 cm de sobra de tecido no comprimento a peça onde o serviço será realizado. É uma barra larga, dobrada e fixada para cima, por fora da peça, que dá um efeito diferente.

Barra com Viés – é usada quando há pouco tecido no comprimento da peça que receberá o acabamento. O recurso ajuda a fazer a vira do tecido para dentro da peça, adicionando um viés de seda ou algodão, dependendo do tecido da roupa. É um recurso de salvamento, para quando a peça foi cortada errada, por exemplo, e ficou curta.

Barra Original – também chamada de Sobreposta ou Encaixada, recebe esse nome por que consiste no corte e reaplicação do acabamento original da peça, respeitando as diferentes lavagens, texturas e desgastes do tecido, vindo de fábrica. Muito utilizada em calças jeans, que frequentemente têm detalhes na barra, como zíperes ou cores diferentes.

barra2_zps0f40435e

Cada barra pode ser feita em diversas roupas, mas é preciso analisar qual a melhor opção em cada caso. Para peças de couro ou de imitação de couro, por exemplo, muitas vezes a melhor saída é a colagem do tecido, para dar um melhor acabamento e evitar rasgos.

dicas: Restaura Jeans

Anúncios

1 comentário Adicione o seu