Rotina de um Maquiador nas Semanas de Moda

Seguindo os “Guerreiros da Fashion Week” vou mostrar como é a semana de trabalho de um maquiador durante a temporada de desfiles: mais precisamente da badaladíssima e chiquérrima “make up artist” Gucci Westman.

gucci-1_zpse2d179d0

1) Gucci é um nome único no fashion business, profissional super requisitada por top designers e celebridades como Tommy Hilfiger e Cameron Diaz. O profile da poderosa inclui ser casada com o designer da Rag & Bone, David Neville, além de ser diretora artística global da Revlon. Então tá, feita a apresentação vamos agora ter uma visão de como foi o processo criativo da guru para o desfile de Oscar de la Renta, temporada spring 2011.

2) No edifício da Revlon poucos dias antes do teste de maquiagem no escritório de la Renta, Gucci revelou quais seriam as coisas essenciais para ela ter em mãos: “Trazemos tudo para que tenhamos opções, mas há algumas que definitivamente eu tenho predileção, porque tenho usado muito nos últimos dois meses: como o Illuminance Crème Shadow na cor Not Just Nudes e a máscara para cílios Grow Luscious Blackest Black”.

gucci-2_zps5bfdb610

3) Na época, Gucci criou um novo batom para a Revlon chamado “Fashion’s Night Pout” para o Fashion’s Night Out. Ela o usou em Kim Kardashian durante uma sessão de fotos. Na foto um e-mail da estrela para Gucci sobre quão obcecada ela ficou pela cor do batom. O produto não foi disponibilizado para venda nas lojas (algumas amostras foram sorteadas via facebook).

4) Para se preparar para a loucura da New York Fashion Week, Gucci aposta nos exercícios. “Espero dar uma corrida todos os dias ao redor da West Side Highway para limpar a minha mente, mas quando a semana fica mais e mais agitada, fica cada vez mais difícil fazer isto”. Gucci também tem uma bebida verde especial (ingredientes incluem algas verdes-azuladas, vitimina C e água de coco) que ela mesmo faz todos os dias para “dar uma balanceada”, “não me sinto bem se não beber isto”. Gucci também ama pacotes de vitamina C em gel que combatem o câncer: “o fotógrafo de moda Patrick Demarchelier está tomando elas agora. Eu dei para ele em uma sessão de fotos em que trabalhamos juntos e depois descobri que um assistente dele pediu pilhas de estoque para ele”. “No mundo da fantasia, no dia dos desfiles eu tento levantar um pouco mais cedo do que o normal, sento um pouco na minha cama, tomo uma xícara de chá e escrevo na minha agenda sobre coisas que passam na minha cabeça. Sempre fiz scrapbooks quando era mais jovem”.

gucci-3_zpse0027a70

5)Eu não falo com o Oscar até que o cabelo e a maquiagem estejam testados”, diz Gucci fotografada em um teste: “uma vez que a gente vê as roupas, nós damos ao stylist da marca uma série de opções usando três garotas diferentes para mostrar as variações – como uma modelo deve usar um delineador no topo da pálpebra apenas, enquanto outra pode usá-lo em cima e embaixo. Então Oscar irá ter uma visão das garotas caminhando e usando seus looks e o stylist, hairstylist e eu iremos comentar e sugerir o nosso visual. O hairstylist e eu também damos materiais de referência, como quadros com figuras de garotas. O look final é algo que nós decidimos juntos”.

6) Gucci viu alguns vestidos e amostras de tecidos no teste, mas os looks não estavam montados ainda. “Revisando a coleção spring 2011 no teste de make a conversa que tivemos foi mais no sentido de estabelecer quem é a garota que Oscar visualizou em sua coleção. Nós decidimos que a garota do Oscar é sofisticada mas cool – ela deve aparecer de alguma forma em algum lugar que a gente não esperava por ela, como um show no East Village, mas ela também vai a galerias de arte e coquetéis no uptown. Ela é sofisticada, otimista e acima de tudo divertida. Na foto, Gucci faz testes de um look com olho dramático que foi inspirado por algumas amostras de tecidos”.

gucci-4_zpsd7f329b2

7)Depois do teste de maquiagem eu e uma pessoa da Revlon iremos escolher do inventário dos nossos novos produtos, assim como dos produtos já existentes, o que vou usar no show. “As vezes usamos amostras de produtos que nem estão no Mercado ainda”. Na foto, alguns exemplos de batons e sombras que Gucci solicitou para o show. “Uma vez definida nossa lista, solicitamos produtos para a equipe inteira. Minha equipe normalmente varia de 15 a 20 pessoas, mas depende muito do tamanho do desfile“. Gucci é uma raridade na indústria porque faz muito da maquiagem ela mesma. “Sinto que não está certo, se não faço isso. Quando os assistentes terminam seus trabalhos, eles me mandam as modelos para revisão e se algo parece errado, eu conserto”.

8) Backstage no desfile de Oscar no último dia da Fashion Week. Gucci aplica o bonito “bluey-green” do olho que ela desenvolveu no teste de maquiagem: é a mistura de duas cores — Revlon Matte Eye Shadow na cor Venetian Blue e o Revlon ColorStay 12-Hour Eyeshadow Quad cor Silver Fox. “A única direção que o Oscar me deu foi que ele queria que o foco fossem nos olhos e quando eu vi os tecidos das roupas pensei, Vamos fazer cor! Há muito verde nas roupas, então nós focamos na cor ao invés de fazer um olho esfumado, por exemplo”. Além da sombra, Gucci usou máscara, iluminador, delineador kohl preto (“deixa o look muito mais audacioso”), base onde foi necessário, pó na zona T, e seu famoso batom Fashion’s Night Pout que Kim Kardashian tanto amou.

gucci-5_zpse597ee23

9)A única coisa que me deixa estressada é se minhas fotos de referência, meus assistentes ou produtos não estão aqui. Nos backstages cheios de supermodelos Gucci quase sempre está naturalmente calma, focada, articulada e “se divertindo muito!

10) Enquanto Gucci prepara os makes das modelos, Orlando (o cabeleireiro na foto) arruma o cabelo dentro de um coque cilíndrico inspirado pela atriz Grace Kelly.

gucci-6_zps01356330

11) Trabalhando com Orlando, seu amigo e colega de profissão de longa data ajuda a minimizar a ansiedade de Gucci no dia do desfile, porque os dois artistas trabalham organicamente. “Orlando é ótimo. Ele sempre me pergunta sobre o que eu preciso, ele e eu temos um entendimento muito bom. Algumas equipes pegam todas as garotas e deixam os cabelos delas prontos primeiro e depois fazem a maquiagem, mas eu e Orlando passamos as garotas de volta e adiante constantemente e tabalhamos juntos – eu gosto muito dele, o que realmente faz a diferença.

12) Close-up da modelo Coco Rocha caminhando pela passarela no desfile. Claramente, o tom atingido pela mistura de sombras produzidas pela Gucci é quase idêntico a bonita paleta verde da magnífica coleção de la Renta. Missão cumprida!

gucci-7_zps1cdd9f5d
gucci-8_zpsb0a56f61

Deixe uma resposta

