tour | Espetáculo Varekai no Cirque du Soleil

Milhões de pessoas em todo o mundo já assistiram os espetáculos do Cirque Du Soleil e quem já conhece ou nunca viu tem mais uma oportunidade para admirar o trabalho circense primoroso da companhia canadense. Em turnê pelo país desde setembro do ano passado, o Cirque apresenta até o dia 22 de abril em Recife (PE) o novo show “Varekai” que significa “onde quer que seja”. Tive o prazer de curtir a noite de estreia (no dia 30 de março), uma apresentação especial para jornalistas e convidados. Nunca tinha visto e fiquei encantada!

Entrada e Espaço Vip da noite de estreia
Entrada e Espaço Vip da noite de estreia

A história se passa em uma floresta profunda, no cume de um vulcão, onde existe um mundo extraordinário onde tudo é possível. O espetáculo mostra a viagem de um rapaz e muitos personagens e criaturas por esse universo encantado… “Uma fusão entre teatro, dança, música e acrobacias eletrizantes”…

varekai2

Conversei com a Diretora Artística do espetáculo, a americana Sharon Lynn, e ela falou sobre o processo de criação do figurino que é feito em conjunto, um trabalho do figurinista Eiko Ishioka e de todos os artistas: o objetivo foi adequar as cores vibrantes, formas únicas com a necessidade de ter conforto e liberdade para os movimentos. Só vendo “ao vivo” para perceber toda a riqueza das roupas e como elas são fundamentais para a construção da história. É tudo muito perfeito, minucioso, real… Se a moda e o circo já se inspiram mutuamente há muito tempo, o Cirque Du Soleil sem dúvida já deve ter norteado muitas criações fashions…

Alguns detalhes:

– Todo o figurino é feito a mão na sede internacional da companhia, em Montreal, Canadá;

– Cerca de 400 artesãos trabalham nessa profusão de peças e adereços (25 mil itens no acervo);

– O guarda-roupa do Varekai te 130 peças. Somando com sapatos, perucas, chapéus o número sobe para mais de 600;

– A criação do figurino de Varekai levou 33 mil horas para ser finalizada;

– A equipe que cuida dos figurinos tem 6 pessoas.

De lembrança ganhei o programa do espetáculo (está a venda), a credencial linda com cordão personalizado (está a venda o cordão) e comprei um caderno fofo (para a coleção). O colar colorido super no mood circense é da Maria Moura e usei na apresentação…

varekai3 varekai4 varekai5

O Cirque monta uma loja com muitos souvenirs (tem canecas, guardas-chuvas, copos, porta-copos e por aí vai) e muitos artigos que tem como inspiração os elementos do circo. Alguns clicks de uma das “lojinhas”:

varekai6 varekai7 varekai8

Alguns clicks da turma que foi… (equipe da TV Correio/Record PB)

varekai9 varekai10 varekai11 varekai12

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s