Roupa artesanal é Alta Costura?

Em entrevista a Vogue Brasil, o estilista Carlos Miele proferiu uma citação interessante: Quando você aplica o trabalho artesanal nas coleções prêt-à-porter, as peças se transformam em itens de alta-costura. Afinal, alta-costura é artesanato.

Carlos Miele, Primavera/ Verão 2006
Carlos Miele, Primavera/ Verão 2006 (reprodução)

O raciocínio faz muito sentido e vale ressaltar que essas palavras vem de um entendido no assunto: o designer a frente das marcas Carlos Miele, M.Officer e Miele by Carlos Miele é um dos top cases de sucesso da moda brasileira. Razões para esse status existem de sobra, mas podemos citar dois argumentos de peso: ele é queridinho das celebridades nacionais e internacionais (do quilate de Beyoncé) e tem 15 lojas próprias no Brasil, em New York, Miami e Paris. Cereja do bolo: Miele é pop e vira e mexe apareceu como label-desejo no seriado ultra-fashion Gossip Girl (vide legenda abaixo, hahaha). 

carlos_miele-retrato
Carlos Miele, estilista (reprodução)
carlos miele
Gossip Girl (Episódio 4×03): cena gravada na icônica loja Carlos Miele, em NYC (reprodução)

Todo esse zum-zum-zum em torno do Miele é para destacar a importância do ARTESANATO e o impacto dos trabalhos manuais no fashion business. Nesse terreno, o rei da moda tropical ensina outra lição: quer atiçar o desejo de consumo de consumo na mulher? Use elementos da cultura brasileira nas roupas”. Esse ensinamento sai do campo das roupas e parte para outras áreas: acessórios, sapatos, produtos de beleza, décor, itens utilitários. Refresque seu guarda-roupa e sua casa com algum detalhe tupiniquim e regional. Fuja dos itens em série, da mera reprodução e cópia. 

Para ilustrar esse post, escolhi fotos do acervo de peças expostas na Casa do Artista Popular, em João Pessoa. Um lugar que vale a pena ser visitado:

art-1_zps2584044f

art-2_zpsf009d273

art-3_zps1fbb855b

art-4_zps78a802d4

art-5_zpsf607ca89

art-6_zpsaffdd5da

fotos | pensando em moda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s