Os alimentos mais SAUDÁVEIS do Planeta

Jonny Bowden é um dos nutricionistas mais badalados dos EUA, famoso por criar listas dos alimentos mais saudáveis que as pessoas deveriam estar comendo, mas não estão. Uma dessas seleções virou livro: “The 150 Healthiest Foods on Earth” (algo como “Os 150 alimentos mais saudáveis do planeta”). Jonny elege entre seus favoritos uma série de alimentos difíceis de achar, como é o caso do “purslane” (beldroega) e “goji berries” (fruta rica em proteínas encontrada original dos altos montes do Himalaia). Mas a boa notícia é que os mais-mais estão disponíveis em qualquer supermercado – embora nem sempre encontrem espaço no carrinho de compras. Detalhe: um dos alimentos preferidos do autor é a goiaba, considerada item raro no hemisfério norte, mas abundante em nosso país. Eis a lista de “Best Sellers” da mesa saudável:

alimentos1

  • BETERRABA | Dr. Bowden afirma que a beterraba é um espinafre vinho. Fonte rica em ácido fólico e com pigmentos vermelhos naturais que previnem o câncer. COMO COMER | Fresca, crua e ralada para fazer salada. O aquecimento (cozimento) diminui seu poder antioxidante.
  • REPOLHO | Rico em nutrientes que estimulam a produção de enzimas que auxiliam na prevenção de câncer. COMO COMER | salada estilo asiática ou no recheio de sanduíches.

alimentos2

  • ACELGA | Folhagem verde repleta de carotenóides que protegem o envelhecimento da visão. COMO COMER | Cortada e refogada com azeite.
  • CANELA | Ajuda a controlar o açúcar no sangue e o colesterol. COMO COMER | Salpicada no café ou na aveia.

alimentos3

  • ROMÃ | Diminui a pressão no sangue e é rica em substâncias antioxidantes. COMO COMER | dissolvida em água e sem açúcar.
  • AMEIXAS SECAS | Ricas em antioxidantes que combatem o câncer. COMO COMER | com iorgute; misturadas ao presunto e assadas.

alimentos4

  • SEMENTES DE ABÓBORA | A parte mais nutritiva da abóbora é rica em de magnésio. O alto nível do mineral está associado ao baixo risco de morte precoce. COMO COMER | torrada para um aperitivo ou salpicada na salada.
  • SARDINHAS | Dr. Bowden afirma que as sardinhas são “comida saudável em lata’’. Elas são ricas em ômega-3, praticamente não contêm mercúrio e são ricas em cálcio. Elas também contêm ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, magnésio e vitamina B. COMO COMER | Escolha sardinhas enlatadas em oliva ou óleo de sardinha. Coma puras, na salada, na torrada ou misturada com mostarda dijon e cebolas, como uma pasta.

alimentos5

  • GENGIBRE-DOURADO (açafrão-da-índia) | O “superstar dos condimentos’’ tem propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. COMO COMER | Misture com ovos mexidos ou em qualquer prato de vegetais.
  • ABÓBORA | Vegetal é rico em fibras e estimula a produção de vitamina A. Sacia a fome e tem poucas calorias. COMO COMER | Misture com um pouco de manteiga, canela e noz moscada.

fotos | reprodução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s