tour | As Cabritas de Boa Vista (parte 1)

Boa Vista, Paraíba, 170 km de João Pessoa, 50 km de Campina Grande: terra das “Cabritas de Boa Vista”, uma associação de artesãs do município que se destaca pela produção de peças usando a chita, tradicional estampa regional. Na zona rural, a presidente da cooperativa Cláudia Vitorino reúne as artesãs na varanda de casa para a produção.

DSC00289

DSC00288

A inspiração para o nome da Associação não poderia vir de outra fonte: dos caprinos, animais típicos da região, conhecidos pela resistência à seca. Eles são símbolo de sobrevivência e de fonte de renda para o povo do Cariri e estão em toda a parte: o rebanho da região é de cerca de 420 mil bodes, cabras e ovelhas. Daqui sai a maior produção de leite de cabra do país.

"As Cabritas de Boa Vista" (Claudia Vitorino é a segunda, da direita para a esquerda)
“As Cabritas de Boa Vista” (Claudia Vitorino é a segunda, da direita para a esquerda)

A viagem até o sítio onde as artesãs se reúnem é uma oportunidade para apreciar o cenário típico da região. A paisagem é exótica. O baixo índice de chuvas é característica predominante desta região que é uma das mais secas do país. A temperatura média é de 35 graus, os rios são pedregosos, a vegetação é retorcida.

DSC00264

DSC00265

DSC00266

DSC00282

DSC00268

Quem conhece um dos principais cartões-postais de Boa Vista entende porque na língua tupi Cariri significa silencioso, tranquilo, calmo. O Lajedo do Bravo impressiona. As imensas rochas arredondadas formam um sítio arqueológico que ainda exibe inscrições rupestres. São resquícios das formas de comunicação e de expressão da cultura dos antepassados.

DSC00298

fotos | pensando em moda

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s